O que muda com a revitalização da Praça do Cruzeiro, no coração de Hidrolândia - Rádio Jaboticabal --

Mais que uma web rádio, uma referência!

terça-feira, 22 de maio de 2018

O que muda com a revitalização da Praça do Cruzeiro, no coração de Hidrolândia

Por Karine Almeida / Revisão Luiz de Aquino - 22/05/2018 | 11:30h
Cruzeiro que dá nome a praça no centro de Hidrolândia (Foto: Patrick Grandsire)
A reforma que está a todo vapor desde três de maio promete diversas melhorias para a Praça do Cruzeiro. Segundo o memorial de obra, o projeto de revitalização da praça prevê uma nova pavimentação de concreto usinado, laminado de 7cm,  FCK de 15 Mpa, ou seja, uma mistura de argamassa que é resistente até para a passagem de veículos leves como motos e carros de pequeno porte, como Gol ou Ford Ka.

Esse concreto será aplicado em lugares de passeio e moldado com rampas acessíveis para cadeirantes em todas as esquinas. No projeto ainda constam, postes de concreto para uma nova iluminação, instalação de novas lixeiras além do plantio de grama e mudas de ipê, cica e mini-ixoria. Mas, no entanto, o projeto não detalha exatamente onde essas plantas serão colocadas, não especifica quantidades nem tão pouco os estágios de desenvolvimento dessas plantas, detalhes sutis que podem interferir bem no sucesso dessa proposta paisagística.

A reforma veio em boa hora, pois a situação de conservação já estava precária, os caminhos de passeio da praça estavam acidentados e bem desnivelados. Comerciantes e trabalhadores do entorno relatam que frequentemente assistiam idosos com dificuldade ao passar por ali. Como nem todas as entradas da praça são acessíveis, alguns cadeirantes também enfrentavam dificuldades não só para entrar na praça, mas também ao transitar por ela.

Veja a primeira matéria da nossa série especial sobre a revitalização da Praça do Cruzeiro.

A brinquedoteca é o único dispositivo para as crianças. Não há parquinho ou qualquer estrutura focada na infância, essa brinquedoteca está fechada desde 23 de março, uma semana antes das obras começarem de fato e é uma das estruturas de presença questionável na praça devido à sua real utilidade.

A reforma não foi muito divulgada, a grande maioria dos comerciantes não sabia que iria acontecer. Marcilene Almeida que é funcionária de um dos Pit Dogs em volta da praça pede atenção aos banheiros, “Ah eles podiam arrumar esse banheiro, iluminar porque é escuro. Podar as árvores também seria bom”, pede.

O concreto do passeio foi parcialmente retirado e a terra vermelha está aparente fazendo contraste com as pilhas de calçamento entulhado. Isso significa que a etapa inicial e principal, que é de reconstrução do calçamento, já está em curso e esse é o momento da população hidrolandense ficar atenta ao que será implantado em termos de calçamento, iluminação, infraestrutura e comércio. A Praça do Cruzeiro tem valores culturais e uma importância estratégica diferenciada em relação às outras praças de Hidrolândia. É importante ficar atento ao que será entregue pela empresa contratada, se o produto entregue está de pleno acordo com o solicitado pelo departamento de obras do município, por meio do engenheiro responsável Murilo Lavrinha de Oliveira, CREA 14247/D GO.

As questões sobre a iluminação, a arborização e os banheiros são as mais polêmicas a respeito  dessa reforma. O próprio cruzeiro, que dá nome a praça, não tem iluminação, os postes de iluminação utilizados são para locais com pouca arborização, faltam postes de altura menor que sejam capazes de iluminar embaixo das copas das árvores. Há reclamações sobre as árvores, mas elas cumprem seu papel. A Praça do Cruzeiro é a mais rica em termos de arborização, e a única completamente utilizável nas horas quentes do dia. Isso ocorre graças às antigas mungubas, ipês e aos jambeiros que a sombreiam. Essa questão não deve levar em consideração a retirada ou não de árvores que já estão fazendo seu papel e sim em como resolver a iluminação embaixo dessas árvores e como adequar canteiros sobre suas raízes.


Compartilhe:

Comente com o Facebook:

Coluna/Blog

radiosaovivo.net/

UPAH

UPAH | Cadela desaparecida

Por UPAH - 04/11/2017 | 14:00h Nikita desapareceu ontem de sua residência na Rua da Paca. Foi vista pela última vez pelas proximidades d...

Anuncio

Curta nossa página