Praça do Cruzeiro está sendo revitalizada e promete melhorias - Rádio Jaboticabal --

Mais que uma web rádio, uma referência!

terça-feira, 15 de maio de 2018

Praça do Cruzeiro está sendo revitalizada e promete melhorias

Por Karine Almeida / Revisão Luiz de Aquino - 15/05/2018 | 12:14h
Inicio da obra de revitalização da praça (Foto: Patrick Grandsire)
A Praça do Cruzeiro será revitalizada. A reforma que custará pouco mais de R$ 222 mil reais começou na ultima quinta-feira, três de maio.

Segundo o que nos informou o departamento de comunicação da prefeitura o dinheiro para as melhorias veio por meio do Programa Goiás na Frente, que é um incentivo do Governo do Estado para os municípios realizarem obras e serviços para seus cidadãos.

A Praça do Cruzeiro é um dos principais pontos de encontro de Hidrolândia. Rodeada pelo comércio, possui os mais variados tipos de serviços, de lanchonetes e bares a posto de combustível e loja de conveniência. A praça tem movimentação durante todo o dia. A noite sua função fica mais voltada para alimentação e lazer. Aos finais de semana, os hidrolandenses têm a praça como destino certo para um pastel, jantinhas, sanduíches, espetinhos e até mesmo aquela cerveja gelada.

Sem dúvida, essa praça é a menina dos olhos de Hidrolândia. Seus poucos mais de 3.000 metros quadrados estão localizados no coração comercial do município. A praça está próxima às principais agências bancárias, às padarias mais bem estruturadas, aos cartórios e a diversos outros serviços que fazem boa parte da população circular ao seu redor diariamente. Sua exuberante arborização fornece o sombreamento necessário para que ela possa ser ocupada nas horas mais quentes do dia.  Tudo isso apoiado por mesas, bancos e canteiros largos para que a população possa sentar, lixeiras espalhadas em pontos estratégicos e até banheiro publico.

O difícil é manter tudo isso em bom estado durante muito tempo. É grande o desafio da gestão pública para manter esse local com sua infraestrutura funcionando, realizar a coleta do lixo que é produzido diariamente, fazer a manutenção da parte viva como canteiros e árvores, algumas já bem velhas. E, além disso tudo, promover uma beleza arquitetônica e cênica que a valorize.

Muitas são as questões envolvidas nessa reforma. As demandas de comerciantes e usuários foram ouvidas pela estudante de jornalismo Karine Almeida, e há muito diálogo ainda a ser realizado entre o poder público e a população para que a praça alcance os anseios de quem mais a utiliza.

Diante da eminência do início das obras de reforma, fizemos um amplo registro fotográfico do que era a Praça. Algumas qualidades e defeitos da ocasião foram capturadas sob o olhar do biólogo e fotógrafo Patrick Grandsire. As fotografias darão corpo a essa série de matérias que nós da Radio Jaboticabal levaremos ao público nas próximas semanas.

Além do registro fotográfico, ainda pela equipe da Rádio Jaboticabal, o estudante de jornalismo Marcus Vinícius realizou um suntuoso trabalho de pesquisa e levantamento de dados junto ao departamento de comunicação da prefeitura municipal, trazendo informações relevantes como o memorial de obra, valores e o projeto arquitetônico.

A questão que fica em aberto é se as obras, atualmente em execução, irão ou não atender à demanda da população que utiliza a Praça do Cruzeiro. A população não foi minimamente ouvida, apenas algumas reuniões isoladas foram feitas. Nenhum tipo de audiência pública foi realizada, mesmo que não haja obrigatoriedade legal desse ato, ouvir a população só traria benefícios à essa obra e revelaria maior transparência no processo.

Veja abaixo alguns registros (Toque ao lado para visualizar).


Compartilhe:

Comente com o Facebook:

Coluna/Blog

radiosaovivo.net/

UPAH

UPAH | Cadela desaparecida

Por UPAH - 04/11/2017 | 14:00h Nikita desapareceu ontem de sua residência na Rua da Paca. Foi vista pela última vez pelas proximidades d...

Anuncio

Curta nossa página