Vacinas contra H1N1 chegam a Goiás; confira como se vacinar em Hidrolândia - Rádio Jaboticabal --

Mais que uma web rádio, uma referência!

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Vacinas contra H1N1 chegam a Goiás; confira como se vacinar em Hidrolândia

Por Sulivan Santos 11/04/2018 | 19:43h
Secretaria de Saúde de Hidrolândia (Foto: Rádio Jaboticabal)
As doses de vacinas contra a Influenza A/H1N1, H3N2 e B, chegaram nesta tarde em Goiás e a previsão é de que sejam distribuídas a todos os municípios do Estado até quinta-feira (12), para que a campanha tenha início na sexta-feira (13). Inicialmente, só três grupos de risco (idosos, trabalhadores da saúde e doentes crônicos) serão vacinados.

Com a antecipação da campanha de vacinação, neste ano, o período será entre 13 de abril a 1° de junho. No primeiro dia de vacinação, as pessoas que compõem o grupo de risco se vacinarão somente na sede da Secretaria de Saúde do município.

Tudo que é notícia em Hidrolândia e região, você acompanha primeiro aqui na Jaboticabal. Mais que uma web rádio, uma referência! - Curta nossa página no Facebook.

Já o próximo grupo a ser imunizado, de 23/04 a 27/04, será as gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e crianças (6 meses a menores de 5 anos), que poderão receber a dose da vacina nos  Posto de Saúde da Família (PSF), que corresponde a sua localidade, assim como os grupos seguintes.

Ainda seguindo o cronograma dos grupos de “risco” que devem receber a vacina através da campanha que, por vez, são definidos pelo Ministério da Saúde e segue critérios definidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o próximo grupo é o de professores (30/04 a 11/05). O dia "D", onde todos os grupos prioritários da campanha receberão a vacina, será no dia 12/05, e em seguida entre os dias 14/05 a 01/06. No dia da vacinação, compareça ao local com documento de identificação e o cartão de vacinação.

Confira abaixo algumas duvidas sobre a vacina contra a gripe H1N1:

Quem não devem tomar a vacina?

- Pessoas com alergias a ovo ou componentes da vacina;
- Estejam em tratamento com antibiótico;
- Apresentem febre;
- Apresentem gripe;
- Que tenham tomado outra vacina viral a menos de 30 dias.

Quantas doses preciso tomar?

É recomendada uma dose por ano, pelo motivo das cepas do vírus mudarem. Crianças de seis meses a nove anos que estão recebendo a vacina pela primeira vez devem tomar uma segunda dose, com intervalo de 30 dias entre elas.

A vacina protege contra quais vírus?

A vacina oferecida na Rede Pública de Saúde protege contra Influenza A/H1N1, H3N2 e B.

Qual a "validade" da vacina?

Ela demora de duas a quatro semanas para começar a fazer efeito e é útil por seis a doze meses, uma “temporada” do vírus.

Fonte: Folha de São Paulo.

Compartilhe:

Comente com o Facebook:

Coluna/Blog

radiosaovivo.net/

UPAH

UPAH | Cadela desaparecida

Por UPAH - 04/11/2017 | 14:00h Nikita desapareceu ontem de sua residência na Rua da Paca. Foi vista pela última vez pelas proximidades d...

Anuncio

Curta nossa página