Por Sulivan Santos - 21/12/2017 | 17:33h
![]() |
(Foto: Reprodução/Makssom Jhonnens) |
Um procedimento odontológico, totalmente gratuito, e que visa atender, prioritariamente, a população mais carente e que não tem acesso a esse tratamento através da iniciativa privada devido a sua situação econômica. O serviço integra o programa Brasil Sorridente e vai atender pelo Centro de Especialidades Odontológicas as populações não só do município de Hidrolândia, más de várias cidades da região metropolitana, no chamado entorno Sul.
A equipe que execução do trabalho é formada por três cirurgiões dentistas que já vêm preparando os pacientes desde o último mês de agosto, para que eles agora possam receber os implantes. Ao todo 6.270 pacientes já estão aptos a receberem os benefícios e apenas aguardavam o envio de material pelo Ministério da Saúde para concluir o tratamento, cujos procedimentos se iniciaram agora.
Cada paciente poderá ser beneficiado com seis implantes unitários no período de dois anos ou então com o implante total.
Segundo o prefeito Paulinho ao Jornal Hora Extra, “foi uma luta muito grande para se conseguir implantação do programa. Fomos à Brasília por mais de dez vezes articular junto ao Ministério da Saúde mas agora comemoramos a implementação desse atendimento que vai devolver a muitas pessoas o prazer de sorrir. Entendemos que o atendimento odontológico também deve ser prioritário. É muito gratificante devolver o sorriso a uma pessoa”.
Os primeiros pacientes beneficiados também comemoraram, reafirmando que essa é a única forma de se conseguir o implante uma vez que não dispõem de recursos para custear o tratamento particular.
A volta do sorriso
A realização de implantes dentários é uma novidade para grande parte da população local e foi muito bem aceita por todos. Hoje esse trabalho é feito pelo SUS somente nos estados do Paraná e na Paraíba. O coordenador municipal da equipe de odontólogos, Rafael Oliveira de Souza Silva, diz que muitos pacientes não conseguiam nem sorrir, além de enfrentar problemas para se alimentar. “Com o implante estamos devolvendo a eles a função de seus dentes e a estética”, salienta.
O primeiro beneficiado foi Manoel Severino Duarte que realizou seis implantes. Há mais de 30 anos ele convivia com o problema e diz que não teria condições de pagar para fazê-lo. José Santa Cruz, outro beneficiado, alega que gastaria no mínimo R$ 15 mil para o implante de seis dentes e jamais teria esses recursos.
Comente com o Facebook: