Informações Jornal Opção - 29/07/2017 | 16:56h
![]() |
A nova Carteira de Habilitação (CNH) com o QR Code já implementado. (Foto: José Cruz/Agência Brasil) |
Dois fatores pesaram para a escolha do governo federal: primeiro, a relação próxima entre Marconi e Bruno Araújo, que além de correligionários são também amigos; bem como o avanço no processo de digitalização no Detran-GO.
A proposta da CNH-e, ou CNH digital, elaborada pelo Ministério das Cidades, foi aprovada, na última terça (25), pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e passará a valer a partir de fevereiro de 2018.
Agora, além do documento físico, os motoristas terão também o arquivo virtual da CNH, por meio de um aplicativo para Smartphone. O documento virtual poderá ser apresentado no lugar da carteira física, e será identificado pela leitura do QRCode ou certificado digital.
Segundo o governo, a carteira digital tem a mesma validade que o documento impresso.
Como fazer
Para adquirir a CNH, é preciso se cadastrar no site do Denatran com um certificado digital. Em seguida, o cadastro deve ser ativado a partir de um link que será enviado ao e-mail do motorista.
A ativação deve ser feita no aparelho em que a CNH será salva, que será protegida por um PIN. Essa senha será exigida todas as vezes em que o acesso ao documento for requerido.
Depois desse registro, a CNH eletrônica é exportada para o aparelho, após a autenticação pelo Denatran por meio da assinatura digital do Denatran. O sistema ainda permite o bloqueio do aplicativo caso o celular seja extraviado.
Comente com o Facebook: